Boa tarde a todos!
Aqui fica o plano da formação que vamos ter na próxima 2ª feira:
PARTE 1.
INTRODUÇÃO. DISCUSSÃO DE ALGUNS CONCEITOS
Com base nalgumas imagens a apresentar aos alunos, propõe-se a interacção com os mesmos, por via da discussão de alguns conceitos-base que servirão de introdução ao tema principal. Por exemplo:Território; Espaço urbano; Espaço rural; Cidade; Ambiente; Urbanismo; Requalificação; Regeneração; Revitalização; Desenvolvimento; Sustentabilidade; Identidade (outros a sugerir pelos professores)…
Apresentação em powerpoint (parte 2 e parte 3):
PARTE 2.
O PARQUE DAS NAÇÕES, UMA EXPERIÊNCIA DE REQUALIFICAÇÃO DO TERRITÓRIO
2.1 A zona Oriental de Lisboa antes dos Parque das Nações
O que existia antes da requalificação da Zona Oriental de Lisboa. As actividades industriais, as áreas desqualificadas, a população residente e flutuante, os problemas ambientais existentes, O Rio Tejo e a falta de conexão com a frente de água.
2.2 A EXPO 98, Exposição Mundial de Lisboa
O que foi a EXPO 98 e seu enquadramento. A importância de uma exposição mundial para um país. A EXPO 98 e o tema dos Oceanos. O processo de reconversão urbanística associado à realização do evento. A criação de uma nova identidade urbana.
2.3 O Parque das Nações, novo modelo de cidade
A criação de um novo modelo urbano na cidade de Lisboa. O processo de planeamento (visão integrada, visão de futuro) Inovações importantes: A coesão da imagem urbana reforçada por elementos arquitectónicos e artísticos marcantes; o espaço público, a arte urbana, o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, etc.
PARTE 3.
OUTRAS EXPERIÊNCIAS E TERRITÓRIOS
A importância do Parque das Nações como um exemplo a “reproduzir” noutros territórios… o mote para a regeneração urbana noutras cidades.
O que foi o Programa Polis? Que cidades e que intervenções foram desenvolvidas? O que é que melhorou? A relação dos cidadão com os seus territórios… a importância do espaço público. “Querem conhecer o Parque das Nações?”
Sem comentários:
Enviar um comentário