sábado, 20 de outubro de 2007

O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,

E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:

«El-Rei D. João Segundo!»
«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,

Três vezes rodou imundo e grosso.
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»

E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»
Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,

E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme

E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

Fernando Pessoa In Mensagem

8 comentários:

Anónimo disse...

A poesia conta como é que o rei D.João II comanda a expansão marítima

Inês Borges disse...

E gira mas acho que a prefiro ouvir do que ler!!!

Anónimo disse...

A poisia fala como o rei D. João ||
organizava a expansão marítima.







Terça-feira, 23 Outubro, 2007

*PT* Robot_Kill *PT* disse...

Bem... Era um bom poeta de facto fantástico...


Amazing,
Luís Vieira

Zeny* disse...

A história fala de expanção maritima comandada pelo o D.João II... A história está gira, gostei de a ler... lol...:)

Anónimo disse...

Gostei muito de ler...acho fantástico!!!

Claro que ja percebemos que a poesia conta como o rei D.João|| comandava a expansão marítima.

bjokas para todos:)(:

Anónimo disse...

A poesia conta realmente de como D. João II comandou a expansão, mas não há mesmo quem consiga comandar esse vosso mau português!!!



PS: Mas já estão melhores...

Anónimo disse...

A poesia é muito gira como o Eugénio disse conta o comando do rei D.JoãoII na expansão marítima

A stora podia por mais poesia ligada á história no blog...ou mesmolevar para a aula..

Beijos........

 
Free Ladybug MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com