terça-feira, 16 de outubro de 2007

Novamente a Geografia...

Desta vez o desafio é um bocadinho diferente ...


Vamos começar também a treinar a comunicação oral!


Comecem por ler esta pequena notícia:


População portuguesa com mais de 80 anos duplicou nos últimos vinte anos
Nos últimos vinte anos assistiu-se, em Portugal, à duplicação do número de pessoas com 80 anos ou mais. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 1986 e 2006, a população portuguesa registou uma redução da proporção de jovens e um aumento da percentagem da população idosa.
"O decréscimo da natalidade e o aumento da longevidade reflectiram-se na alteração da estrutura etária da população. Em consequência do declínio da natalidade observou-se uma cada vez menor proporção de jovens (de 22% para 15%, entre 1987 e 2006) e, simultaneamente, devido ao crescimento da longevidade registou-se o aumento da percentagem da população idosa, com 65 e mais anos de idade, de 13% para 17%", revelam os dados divulgados hoje pelo INE.

Jornal de Negócios, 9 de Julho de 2007.
Leiam mesmo com atenção e preparem-se para a apresentar oralmente na próxima aula de Geografia!

Aqui para o Blog ... deixem ficar alguns comentários /reflexões ou mesmo questões sobre a mesma :)

Bom Trabalho!


12 comentários:

Anónimo disse...

eu acho que em Portugal a população está prestes a diminuir, porque á mais idosos do que jovens e com o tempo todos vão falecer....e os poucos jovens que há não vai chegar ao número de óbitos

Anónimo disse...

Eu acho que o nível de natalidade vai diminuir,porque está a haver muito mais idosos do que propriamente jovens á medida que o tempo vai passando vai havendo mais óbitos.
E os jovens não vão conseguir chegar ao nível de óbitos que vai havendo.

Anónimo disse...

Portugal têm muitas pessoas idosas e isso é mau,porque com menos jovens a população não cresce.

Inês Borges disse...

Este desafio é muito parecido com o da Mafaldinha. Eu acho que a população vai diminuir porque com todos os idosos que Portgal está a ter vai ser um desastre.

Anónimo disse...

Professora fiquei surpresa com o documento que acabei de ler.
Eu pelo menos pensava que havia mais jovens neste país porque até, a nataliade esta a diminuir mesmo....

beijinhos

Anónimo disse...

Acho que vou pensar melhor.

Anónimo disse...

A população idosa aumentou mais do que a população jovem.

Anónimo disse...

penso que a população vai diminuir porque há mais idosos do que jovens e á muitos óbitos.

Anónimo disse...

A população de Portugal ira diminuir se o o país não continuar a desenvolver.

Zeny* disse...

Em Portugal á cada vez mais idosos do que adolescentes, cada vez vai havendo maior número de óbitos e assim a população vai diminuindo...

Anónimo disse...

Ai, ai, primeiro fala-se dos métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, e agora já se fala que os adolescentes têm de ter filhos!!!
Este país está cada vez pior!!!

Jo disse...

Boa tarde a todos!

Esta resposta vai, em especial, para o João Cardoso!

Não me parece que na notícia, nem tão pouco nas aulas, alguém tenha dito que "os adolescentes têm de ter filhos".

É claro que ao falarmos da população temos inevitavelmente de falar de taxas de natalidade, de métodos de controlo da natalidade ...etc. Contudo, convém manter o rigor geográfico, ou neste caso demográfico, e não confundir as coisas. Vou voltar a falar sobre este assunto na aula ;)
Acho que, mais uma vez, está a tentar tirar partido negativo do seu sentido de humor! :(

 
Free Ladybug MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com