quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Guião | Trabalho em Grupo | Geografia


Objectivos gerais do trabalho:

· Desenvolver a consciência da multiplicidade de dimensões a considerar na abordagem das alterações climáticas – ambiente/economia/Homem.
· Promover a formação de cidadãos participativos e críticos que cooperem activamente na procura de soluções, com vista ao desenvolvimento sustentável da Terra.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE GRUPO:
Tarefa 1 Formação dos grupos de trabalho.

Tarefa 2 Escolha dos Temas.

Tarefa 3 Preparação da apresentação, tendo em conta as competências definidas. Utilizar os recursos sugeridos.
Tarefa 4 Apresentação do trabalho à turma, recorrendo às TIC.
Grupo 1 – O Efeito de Estufa

Objectivos:

· Compreender o efeito de estufa como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o que é o efeito de estufa.
· Identificar as consequências do aumento do efeito de estufa.
· Mencionar possíveis soluções para minimizar o aumento do efeito de estufa.
Grupo 2 – A destruição da camada de ozono
Objectivos:

· Compreender a destruição da camada de ozono como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o papel da camada de ozono.
· Explicar o processo de destruição da camada de ozono.
· Identificar as consequências da destruição da camada de ozono.
· Apontar soluções para minimizar a destruição da camada de ozono.
Grupo 3 – A poluição atmosférica. As chuvas ácidas
Objectivos:

· Identificar as principais fontes de poluição do ar.
· Indicar os principais problemas decorrentes das diferentes formas de poluição.
· Compreender as chuvas ácidas como um dos problemas que afectam a atmosfera terrestre.
· Explicar o processo de formação das chuvas ácidas.
· Enumerar as principais consequências das chuvas ácidas.
· Identificar soluções para minimizar as chuvas ácidas.
Grupo 4 – O Clima urbano.
Objectivos:

· Identificar as principais características do clima urbano.
· Justificar as alterações das características e comportamentos dos elementos climáticos sobre as grandes cidades.
· Conhecer o ritmo de crescimento urbano nos Países Desenvolvidos e nos Países em Vias de Desenvolvimento.
· Relacionar o consumo nos Países Desenvolvidos e nos Países em Vias de Desenvolvimento com a produção de detritos.
· Identificar as causas da poluição urbana.
· Enumerar as consequências da poluição urbana para a saúde humana.
· Apontar soluções para minimizar as consequências da poluição urbana.
Grupo 5 – A Água na Terra. Poluição das águas superficiais e subterrâneas.

Objectivos:

· Conhecer a importância dos recursos hídricos para a vida na Terra.
· Conhecer a distribuição dos recursos hídricos.
· Constatar a desigual distribuição da água à superfície.
· Descrever o ciclo da água.
· Relacionar as disponibilidades hídricas das diferentes regiões com a distribuição dos principais tipos de clima.
· Identificar as causas da poluição das águas superficiais e águas subterrâneas.
· Explicar os principais problemas que contribuem para a diminuição das reservas de água doce.
· Referir soluções para reduzir a poluição das águas superficiais e águas subterrâneas.
Grupo 6 – Poluição dos oceanos e dos mares. Erosão costeira.
Objectivos:

· Explicar o papel dos oceanos no equilíbrio do planeta.
· Identificar as causas da poluição dos oceanos e mares.
· Exemplificar os oceanos e mares que se encontram em risco.
· Mencionar as consequências da poluição dos oceanos e mares.
· Referir soluções para reduzir a poluição dos oceanos e mares.
· Enumerar as razões que justificam a atracção exercida pelo litoral.
· Referir as consequências da pressão humana sobre o litoral.
· Sugerir explicações que justifiquem as áreas de maior risco da costa portuguesa.
· Apontar soluções para reduzir a pressão humana sobre o litoral.
Grupo 7 – A Desflorestação.
Objectivos:

· Reconhecer a importância das florestas para a vida na Terra e para o equilíbrio do Planeta.
· Conhecer a distribuição da cobertura florestal a nível mundial.
· Conhecer a taxa de desflorestação anual no Mundo.
· Explicar o processo de desflorestação/ desertificação.
· Identificar as áreas florestais no Mundo que se encontram ameaçadas (Amazónia, floresta portuguesa).
· Enumerar as principais consequências da desflorestação/ desertificação.
· Apontar soluções para minimizar a desflorestação/desertificação.
Grupo 8 – A Redução da Biodiversidade.

Objectivos:

· Explicar a importância da biodiversidade para o equilíbrio do planeta.
· Identificar as áreas no mundo com maior biodiversidade.
· Conhecer o estado e o número de espécies em risco de extinção.
· Identificar os países com maior número de espécies em risco de extinção.
· Identificar as causas da redução da biodiversidade.
· Identificar as consequências da redução da biodiversidade.
Grupo 9 – Desenvolvimento sustentável

Objectivos:

· Explicar em que consiste a Pegada Ecológica.
· Enumerar formas de conciliar o desenvolvimento com o equilíbrio ambiental.
· Referir os principais protocolos internacionais.
· Enumerar medidas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável.
· Apresentar exemplos reais de instituições/iniciativas nesta área.

1 comentário:

Guilherme de Oliveira Pokorski disse...

Muito bacana a sugestão deste trabalho, vou aplicar com meus alunos. Parabéns pela iniciativa

 
Free Ladybug MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com